Qualidade do ortomosaico - Distorções

Olá,

Eu gerei um ortomosaico usando o Pix4D Mapper e notei muitas distorções próximas a edifícios e muros.
Eu pesquisei aqui na comunidade Pix4d e outros usuários relataram as mesmas distorções. Então eu apliquei todos os passos sugeridos pelos técnicos (fiz muitos testes, muitos mesmo) e não obtive resultados melhores.
As opções de adicionar MTP ou editar o mosaico manualmente me parecem exaustivas para cidades inteiras e fazer novos voos não é viável, em alguns casos.

Realizei o processamento do mesmo voo no software Metashape e o resultado foi muito superior, como vemos:

As construções e os muros estão muito mais definidos e não existem distorções tão evidentes como no primeiro caso.

O que pode ser feito para alcançar essa qualidade no ortomosaico com o Pix4d? Utilizei todas as sugestões e não foi possível eliminar essa característica. Os voos são feitos com boas sobreposições, inclusive voos cruzados também apresentam esse resultado, porém com menor frequência.

Essas distorções não estão ocorrendo exclusivamente nesse conjunto de fotos. Muitos ortomosaicos que gerei tem esse comportamento.

Tem um tópico falando justamente dessa situação, aberto em Abril de 2018. Existe alguma solução a caminho?

Obrigado.

Oi,

O ortomosaico é gerado baseado no Modelo Digital de Superfície - MDS, (em Inglês - DSM) que é criado a partir da nuvem de pontos. Portanto, erros e ruídos presentes na nuvem de pontos serão refletidos no ortomosaico. Nós temos várias sugestões sobre como lidar com este problema. Todas elas estão descritas nesses artigos:

Para obter conselhos personalizados, compartilhe aqui seu Relatório de Qualidade.

Olá, como eu disse, já segui todas essas sugestões que você mencionou. Mas veja, você realmente acha viável aplicar essas correções para cidades inteiras? O tempo de esforço aplicado nessa correção seria inviável. Outro ponto, para projetos que exigem precisão nas medições, usar uma imagem planar seria não atingir essa precisão, pois o alvo não apresentaria ortorretificação, variando em escala e área. Mais uma vez, inviável.
Veja que no Metashape não foi necessário nenhuma intervenção manual, pois o ortomosaico não apresentou essas distorções aplicando o processamento básico, pelo menos não apresentou nesse exemplo que compartilhei. Inclusive o Metashape trabalhou muito bem com os mesmos dados de entrada. Ou seja, o Pix4d precisa melhorar a construção do DSM.

Oi,

Obrigado pela sua resposta. Entendo que aplicar essas correções para cidades inteiras é um processo demorado e inviável quando a área é muito grande. Também entendo que no Metashape seu projeto funciona sem problemas. Nossa equipe está constantemente trabalhando na melhoria do Pix4Dmapper. No entanto, acredito que você pode obter bons resultados com o Pix4D. Provavelmente precisamos alterar as opções de processamento. Posso aconselhá-lo, mas primeiro preciso do seu Relatório de Qualidade. Você pode fazer o upload?